Nasa descobre novos planetas capazes de conter água e vida.


Ilustração dos exoplanetas ao redor da estrela anã TRAPPIST-1 (Foto: NASA / JPL-Caltech)

A Nasa recentemente descobriu a existência de novos planetas no sistema TRAPPIST-1(o sistema da TRAPPIST-1 fica na constelação de Aquário. Essa estrela é mais fria e vermelha que o Sol, de um tipo muito comum na Via Láctea),esse sistema é localizado a 40 anos-luz do sol.Foram sete planetas encontrados e todos eles com tamanhos parecidos com o da Terra,além disso eles estão em uma zona temperada onde a temperatura varia entre 0°C e 100°C.


Ilustração: a estrela anã TRAPPIST-1 e sete planetas em sua órbita (Foto: NASA / JPL-Caltech)

No primeiro semestre de 2016,o astrofísico Michaël Gillon,relatou que havia a existência de três desses sete planetas,essa foi a primeira pista da investigação.Depois dessa descoberta há quase 10 meses, os pesquisadores ficaram de olho na TRAPPIST-1,e com a ajuda do Telescópio Liverpool e com outros equipamentos,a equipe criou estimativas de que os planetas apontam tamanho próximos a Terra e possivelmente todos contém uma estrutura rochosa.


Ilustração com o conceito de como pode ser a superfície da TRAPPIST-1 (Foto: NASA / JPL-Caltech)
A Nasa acredita que três deles orbitam uma distancia que possibilita a existência de água liquida em algum ponto da superfície,onde abre a enorme possibilidade de existir vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário